Home / Destaque / Salvador recebe evento gratuito sobre saúde mental
Foto: Reprodução / IBahia

Salvador recebe evento gratuito sobre saúde mental

Espalhe por ai:

Evento gratuito em Salvador terá participação da oncologista Clarissa Mathias e do psiquiatra André Gordilho

Os transtornos mentais podem reduzir tanto a qualidade de vida quanto a sobrevida dos pacientes com câncer. Falar sobre essa relação é fundamental, por isso a segunda edição do Bom Viver Convida – Encontros sobre Saúde Mental se debruçará sobre o tema “A importância da saúde mental no tratamento do câncer”, no evento gratuito marcado para o dia 24, às 19h30, no auditório do Edifício CEO Salvador Shopping.

Promovido pelo Grupo Bom Viver, o encontro entre profissionais de referência terá a participação da oncologista Clarissa Mathias e condução do psiquiatra André Gordilho, diretor técnico-médico do Hospital Bom Viver que, há quase 30 anos, se dedica ao tratamento de transtornos mentais em Salvador. As inscrições gratuitas acontecem por este site.

“O diagnóstico de câncer pode levar a uma piora da saúde mental, a um quadro depressivo, um quadro ansioso, e isso vai mexer no tratamento como um todo. A pessoa com depressão fica ‘para baixo’ e as emoções mexem com nosso sistema imunológico”, explica o psiquiatra André Gordilho.

Além disso, o especialista destaca que existe o próprio descuido natural associado a esses quadros: a depressão leva a uma falta de ânimo para se cuidar e fazer a atividade física que muitas vezes é necessária para se manter bem. “Então, é fundamental cuidar da saúde mental nos quadros de oncologia, avaliar se essa pessoa precisa de um suporte”, completa.

Doença, proximidade da morte, luto e fé serão alguns dos assuntos abordados na apresentação da oncologista líder do Câncer Center do Hospital Santa Izabel e Oncoclinicas, Clarissa Mathias, que vai falar sobre os “Últimos dias de vida”.

Dra. Clarissa Mathias. Foto: Reprodução / IBahia

“Os últimos dias de vida envolvem toda uma preparação da equipe multidisciplinar, incluindo profissionais da área de saúde mental, cuidadores, familiares e os próprios pacientes, para que eles saibam identificar os processos e se adaptar a eles, entendendo como lidar com o luto, a perda da partida de um ente querido. Acho de extrema importância que possamos reunir profissionais de várias especialidades, para que cada um com a sua visão possa enriquecer o debate e nos aprimorar para cuidarmos melhor dos pacientes”, enaltece a oncologista.

Como o cuidado com a saúde mental pode ajudar?

Uma pesquisa divulgada em maio na Inglaterra, conduzida pelo Dana-Farber Cancer Institute de Boston, Universidade de Surrey e Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra, revela que um em cada cinco adultos pode ter sua vida encurtada por câncer devido a problemas de saúde mental não tratados. “Receber o diagnóstico de câncer gera um impacto muito grande na vida da pessoa e isso mexe com a sua rotina, assim como o modo que essa pessoa lida com a finitude, a possibilidade do encerramento da vida”, destaca o Dr. André Gordilho.

Dr. André Gordilho Foto: Reprodução / IBahia

O grande “X da questão”, segundo o diretor técnico do Hospital Bom Viver, é quando a pessoa se coloca na situação de fragilidade perante a vida. “‘Como assim, minha vida estava bem e pode acabar a qualquer momento? Como vou organizar minha vida, meus filhos?’. Esse excesso de preocupação pode gerar ansiedade e ela pode levar à depressão, que são as patologias mais associadas ao diagnóstico de câncer”, explica.

Muitas vezes a pessoa encara o diagnóstico como uma sentença, continua o psiquiatra, “o que não é necessáriote verdade, porque cada vez mais o tratamento tem evoluído”. “Porém, a jornada do lidar com o câncer, com os tratamentos, a quimioterapia, a cirurgia e toda a incerteza que acompanha em relação ao futuro pode levar a quadros de intensa ansiedade e depressão também”, alerta.

SERVIÇO – Bom Viver Convida – Encontros sobre Saúde Mental

Temas:

  • A importância da saúde mental no tratamento do câncer – Dr. André Gordilho
  • Os últimos dias de vida – Dra. Clarissa Mathias

Quando: 24/07, às 19h30 (credenciamento às 19h);
Onde: Auditório do Edifício CEO Salvador Shopping (Av. Tancredo Neves, 2539 – Caminho das Árvores);
Entrada gratuita (mediante inscrição e sujeita à lotação do espaço);
Inscrições por este site.

Fonte: IBahia

Espalhe por ai:

Sobre Jefferson Cleiton

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Vacina nacional contra Covid-19 está em fase avançada, afirma ministra

Espalhe por ai: A primeira vacina 100% brasileira para a Covid-19, está ...

Justiça anula julgamento do ator Alec Baldwin por homicídio culposo em set de filmagem

Espalhe por ai: A Justiça norte-americana anulou o julgamento do ator Alec ...