Seja bem-vindo
Mata de São João,21/10/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Município de Salvador é quem mais processa na Justiça baiana e o Estado da Bahia é o mais processado, aponta CNJ

Município de Salvador processa mais que o Ministério Público da Bahia (MP-BA)

Fonte: BNews
Município de Salvador é quem mais processa na Justiça baiana e o Estado da Bahia é o mais processado, aponta CNJ Foto: Reprodução / BNews
Publicidade

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) possui em tramitação mais de 3,4 milhões de ações judiciais, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), atualizados até o último dia 31 de agosto. Neste cenário, o Município de Salvador e o Estado da Bahia são os maiores litigantes do judiciário baiano, ou seja, são as partes mais envolvidas em processos. 

O CNJ aponta que, dos 3,4 milhões de processos pendentes de julgamento no TJ-BA, mais de 1 milhão deles foram protocolados apenas neste ano de 2024, o que corresponde a 34,4% do total e a uma média de quase 4,9 mil processos por dia, considerando a última data de atualização (31/08). 

Foto: Reprodução / BNews

Analisando as estatísticas do Poder Judiciário da Bahia, com base nos números levantados pelo BNews através da base de dados do CNJ, verifica-se que o Município de Salvador é quem mais processa uma outra parte na justiça e o Estado da Bahia é o mais processado, considerando o acumulado de processos do TJ-BA até 31 de julho de 2024.

Foto: Reprodução / BNews

Pelos números, o Município de Salvador figura como Autor em mais de 263 mil processos e o Estado da Bahia é Réu em mais de 184 mil. 

Chama a atenção que a capital baiana processa mais que o Ministério Público da Bahia (MP-BA), responsável, perante o Poder Judiciário, pela defesa da ordem jurídica, dos interesses da sociedade e pelo cumprimento das leis brasileiras, o que dá ao MP o direito e a competência para acionar na justiça todos os cidadãos e empresas que descumprirem a legislação. 

Em relação ao que o conselho chama de "casos novos", aqueles que foram protocolados na justiça nos últimos 12 meses, o Estado da Bahia continua sendo o mais processado e o Município de Salvador cede lugar ao MP-BA como o maior acionante. 

Foto: Reprodução / BNews

Observando os dados disponibilizados de todos os tribunais brasileiros, o Ministério da Fazenda é quem mais processa uma outra parte no judiciário em todo o Brasil, com mais de 2,6 milhões de ações, enquanto o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é quem mais sofre processos, estando como réu em pouco mais de 4,6 milhões de ações. 

Foto: Reprodução / BNews





Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.