Seja bem-vindo
Mata de São João,21/10/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Novas pesquisas apontam empate entre Flávio e Caetano no segundo turno em Camaçari

Do ponto de vista legislativo, caso o cenário não se modifique, a eleição pode ser decidida com base no critério da idade

Fonte: Mais Região
Novas pesquisas apontam empate entre Flávio e Caetano no segundo turno em Camaçari Foto: Reprodução / Mais Região
Publicidade

A primeira pesquisa realizada pelo Instituto Veritá, divulgada pela CNN Brasil, aponta que o candidato do União Brasil, Flávio Matos, estaria com 46,9% das intenções de voto, contra 49,1% de Luiz Caetano (PT).
Divulgado na última sexta-feira (18), o levantamento indica um empate técnico entre os dois candidatos na corrida pelo executivo da principal cidade da Região Metropolitana de Salvador. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Foram ouvidos 810 eleitores da cidade de Camaçari por meio de um questionário eletrônico, entre os dias 12 e 17 de outubro. A pesquisa, contratada pela própria Veritá, foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número BA-02873/2024. O nível de confiança é de 95%.

Outra pesquisa, encomendada pela Rádio Metrópole FM e divulgada nesta segunda-feira (21), aponta o petista Caetano em primeiro lugar, com 46,7% das intenções de voto, enquanto Matos, atual presidente da Câmara de Vereadores do município, aparece com 44,8%. A margem de erro dessa pesquisa é de 4 pontos percentuais.

Com nível de confiança de 95%, a pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 18 de outubro pelo Instituto Potencial, que ouviu 600 eleitores distribuídos em 27 regiões administrativas nas zonas urbana e rural da cidade. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-07329/2024.
Outras quatro pesquisas foram registradas no sistema de divulgação do TSE entre os dias 19 e 20 de outubro, mas os resultados ainda não foram divulgados.

O Código Eleitoral de 1965, que tem quase 60 anos, prevê a decisão de uma eleição em casos de empate. O artigo 110 da lei diz: “Em caso de empate, haver-se-á por eleito o candidato mais idoso”. Assim, se houver empate, o candidato mais velho será eleito.

Nascido em 23/09/1954, o candidato Caetano completou 70 anos em 2024. Já o candidato do União Brasil nasceu em 01/02/1980 e completou 44 anos neste ano. Do ponto de vista legal, caso o cenário não se modifique até o dia 27 de outubro, o candidato petista poderia assumir a cadeira simplesmente por ser mais velho, não o mais votado.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.