Seja bem-vindo
Mata de São João,27/11/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Pesquisa aponta principais motivos de endividamentos; saiba quais são

Sete em cada dez brasileiros já estiveram endividados, conforme pesquisa

Fonte: Bnews
Pesquisa aponta principais motivos de endividamentos; saiba quais são Foto: Reprodução / Bnews
Publicidade

Dados do estudo Panorama Crédito no Brasil, realizado pela Creditas, que atua com ofertas de seguros e créditos, apontaram que sete em cada dez brasileiros já estiveram endividados. De acordo com informações da reportagem do Uol, o principal motivo das dívidas está relacionado ao uso do cartão de crédito. A pesquisa entrevistou, em agosto de 2024, 1.506 pessoas de forma on-line. 

O educador financeiro da Creditas, Guilherme Casagrande, apontou, na matéria, que o cartão de crédito, visto muitas vezes como um meio auxiliador, pode surgir na maioria das vezes como vilão. “Um ponto de atenção é que o cartão de crédito aparece como fonte de crédito, mas também como causa de endividamento por falta de controle. Ele é um dos principais fatores de descontrole financeiro”, disse.

De acordo com a pesquisa, dos endividados, 15% disseram estar negativados pela primeira vez, enquanto outros 15% já tinham um  longo histórico. O levantamento também revelou que 39% disseram ter possuído dívidas, mas que, atualmente, não devem mais nada. No geral, 69% estão ou já estiveram com saldo devedor e 31% informaram não terem possuído esse status.

Os principais motivos são gastos emergenciais e o uso descontrolado do cartão de crédito. Nos dados: 30% relataram despesas inesperadas; 27% associaram a situação ao uso excessivo do cartão de crédito; e 24% informaram que o problema foi causado pelo parcelamento de compras. No mais: 19% relataram que pagaram as contas atrasadas; 18% disseram que ficaram endividados devido aos índices de desemprego; e 17% associaram a situação à compra de um bem, como imóvel ou carro.

Os principais meios de endividamentos foram: cartão de crédito (81%), empréstimo pessoal (65%), cheque especial, financiamento de veículos e crédito consignado (56%). Dentre os demais tipos de créditos, 52% disseram conhecer o financiamento imobiliário, 42% sabem do empréstimo com antecipação do FGTS e 28% têm ciência do empréstimo com agiota e do empréstimo com garantia de veículo. Ao todo, 66% optaram por adquirir algum tipo de crédito para pagar dívidas.

Desta parcela, 60% recorreram a mais detalhes da parcela e 56% buscaram saber mais sobre prazos. A busca sobre o valor total das dívidas foi feita por 42% e os métodos de pagamento foram feitos por 33%. Ainda, 31% foram atrás de benefícios e 22% recorreram a informações sobre as consequências do não pagamento.

Foi analisado também que apenas 30% dos endividados conheciam as taxas de juros e o custo efetivo total das dívidas, e somente 21% sabiam sobre amortização de débitos.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.