Interlocutores afirmam que Lula já tem candidato para o governo de MG em 2026 e não é do PT; confira
Uma das estratégias de Lula para manter a evidência política do senador é nomeá-lo para um ministério
Interlocutores do entorno do presidente Lula (PT) afirmam que o mandatário segue com o objetivo de convencer o atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a disputar o governo de Minas em 2026, já que o petista avalia que o senador é, hoje, o melhor nome para a disputa estadual.
Uma das estratégias de Lula para manter a evidência política do senador é nomeá-lo para um ministério quando o mandato dele como presidente do Senado terminar em fevereiro de 2025. Uma das opções é o Ministério da Justiça, pois, caso a candidatura não vingue, Pacheco estaria no lugar certo para se tornar uma possível indicação a uma futura vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).
Pacheco, por sua vez, tem pregado cautela quanto à possibilidade. Seus assessores e aliados próximos defendem que ainda é cedo para qualquer decisão e que é preciso avaliar a viabilidade dessa candidatura.
Já Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, nem é cogitado em uma reforma ministerial e afirma também não querer se vincular a Lula, com receio de ter seus planos de concorrer ao Senado por Alagoas em 2026 prejudicados.
COMENTÁRIOS