União Brasil se afasta de federação com PP e Republicanos
Por divergências internas, o União Brasil vem se distanciando da federação com o PP e Republicanos e de uma eventual possibilidade de incorporar o PSDB, que busca uma legenda maior para se unir. As informações são do jornal O Globo.
De acordo com a publicação, o presidente do União Brasil, Antonio Rueda, avalia de forma positiva a federação que, caso saia do papel, seria a maior força do Congresso, com 153 deputados e 17 senadores. No entanto, a aliança esbarra em dirigentes estaduais do partido. O principal argumento é de que não seria possível “acomodar” os diferentes interesses das legendas em cada Estado.
Apesar disso, Rueda entende que as divergências poderiam ser superadas “se implementar uma governança muito forte para os três partidos continuarem a ter relevância a nível nacional e a nível estadual”.
Rueda já teve um encontro com o atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), com o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), e com o líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), apontado como novo presidente da Câmara, para tratar do assunto. Novas conversas estão previstas para acontecer após a volta dos trabalhos do Legislativo, em fevereiro.
No entanto, membros do União Brasil apontam para a necessidade de se resolver “questões internas” antes de oficializar a federação. Entre os pontos está em relação à eleição presidencial de 2026. Uma ala do partido defende que o partido apoie a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Outro grupo defende que a legenda lance o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.
COMENTÁRIOS