Turismo na Bahia cresce acima da média nacional e se destaca no Nordeste
Com R$890 milhões investidos, o turismo na Bahia é um dos principais modais para geração de empregos e desenvolvimento econômico

A Bahia registrou um crescimento de 8,4% no volume de atividade turística em 2024, comparado ao mesmo período do ano anterior. Os dados, divulgados na última semana pela Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que o estado superou a média nacional de 3,5%, ficando em terceiro lugar no país entre os destinos mais procurados e como o maior da região Nordeste.
Somente em 2024, o setor turístico baiano recebeu R$ 890 milhões em investimentos, mais que o dobro do montante aplicado em 2023, segundo o Banco do Nordeste. Para o superintendente estadual da instituição na Bahia, Pedro Lima Neto, os investimentos no turismo são essenciais para impulsionar a economia e gerar empregos.
“O turismo movimenta toda a economia do nosso estado, não apenas com os empregos gerados diretamente por hotéis e restaurantes, mas por toda a cadeia produtiva envolvida. Nossa expectativa é manter essa crescente de investimentos no setor”, afirmou o superintendente.
Turismo internacional em alta
De acordo com dados consolidados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), da Polícia Federal e do Ministério do Turismo, a Bahia foi a principal porta de entrada de turistas estrangeiros no Nordeste em 2024. O estado recebeu mais de 140,7 mil visitantes internacionais, um crescimento de 52,8% em relação ao ano anterior.
COMENTÁRIOS