Ex-chefe da ANTT comprou duas picapes de fornecedora beneficiada em licitação da própria agência
Duas caminhonetes Mitsubishi L200 Triton idênticas, avaliadas em mais de R$ 450 mil foram adquiridas por Rafael Vitale

O ex-diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale adquiriu, no início deste ano, duas caminhonetes Mitsubishi L200 Triton idênticas, avaliadas em mais de R$ 450 mil, de uma fornecedora beneficiada em licitação milionária da própria agência. As informações são do site Metrópoles.
A compra foi feita junto à Nara Veículos, concessionária exclusiva da Mitsubishi em Brasília, que representa a HPE Automotores do Brasil LTDA. Três meses antes, a HPE venceu uma concorrência de R$ 1,8 milhão na ANTT para fornecer sete picapes, após duas ofertas mais baratas terem sido desclassificadas.
O primeiro lance foi invalidado por falta de documentação. Já a segunda empresa, que representava a Fiat, chegou a ser homologada, mas a agência voltou atrás após recurso da HPE. A fornecedora da Mitsubishi argumentou que a concorrente não fabricava diretamente itens exigidos no edital, como radiocomunicadores, o que poderia comprometer a garantia dos veículos. O recurso foi acatado, e a vitória da HPE homologada por Vitale em novembro.
Vitale ingressou na ANTT em 2012 por concurso e, como diretor-geral, recebia um salário líquido de R$ 22,2 mil. As duas picapes adquiridas representam um custo inferior ao rendimento anual do ex-dirigente, incluindo 13º salário e férias, uma quantia em torno de R$ 300 mil
Histórico de licitações
A HPE já havia sido beneficiada em 2022, quando firmou contrato de R$ 15,2 milhões para o fornecimento de 36 picapes à ANTT. Na ocasião, as concorrentes eram empresas de pequeno porte, sem histórico de contratos e com propostas mais caras.
Uma das caminhonetes adquiridas por Vitale foi vista em sua festa de despedida da ANTT, em 14 de fevereiro, sendo dirigida por um motorista terceirizado da agência. Questionada sobre possível desvio de função, a ANTT não se pronunciou.
O que diz a ANTT
Procurada pelo Metrópoles, a ANTT afirmou que a licitação seguiu as regras da Lei 14.133/2021 e que as desclassificações ocorreram por descumprimento do edital. Sobre a compra dos veículos, disse que “não comenta decisões de ordem pessoal de seus integrantes”. A HPE não se manifestou.
COMENTÁRIOS