Delegação baiana de canoagem parte para a disputa da Copa Brasil 2025 neste fim de semana

A delegação baiana de canoagem embarcou na última quinta-feira (10) rumo à primeira grande competição nacional da temporada: a Copa Brasil de Canoagem Velocidade 2025. A disputa será realizada neste fim de semana, em Lagoa Santa (MG), cidade referência no alto rendimento da modalidade.
Ao todo, 42 atletas de cinco associações das cidades de Ubaitaba, Camamu e Itacaré foram selecionados para representar o estado. A viagem da delegação contou com apoio logístico da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), órgão ligado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Os atletas fazem parte das seguintes entidades: Associação Cacaueira de Canoagem (ACC) e Associação Preserve o Rio de Contas (APRC), ambas de Ubaitaba; Associação Camamuense de Remo (ACR), de Camamu; e as associações de Canoagem de Itacaré (ACI) e Taboquinhas (ACT), do município de Itacaré.
A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), contará com provas nas distâncias de 200m, 500m, 1000m e 3000m, em embarcações de caiaque e canoa, nos naipes masculino e feminino. Atletas das categorias infantil ao master estarão em ação, incluindo nomes de destaque nacional e internacional, como Isaquias Queiroz, Valdenice Conceição e Jacky Godmann.
Os resultados obtidos na Copa Brasil somarão pontos ao ranking nacional, que será finalizado no Campeonato Brasileiro da modalidade, entre os dias 26 e 31 de agosto, também em Lagoa Santa. A competição definirá ainda os integrantes das seleções brasileiras de base e principal.
A presidente da Federação Baiana de Canoagem (Febac), Camila Lima, demonstrou confiança no desempenho dos representantes do estado.
“Desejamos muito sucesso aos nossos atletas. Que todos possam fazer excelentes provas e mostrar a força da canoagem baiana. Agradecemos à Sudesb e ao Governo do Estado pelo apoio. Esse compromisso com o esporte é essencial para nossas conquistas”, afirmou.
As provas terão início nesta sexta-feira (11), às 8h, com disputas de 1000m e 3000m. No sábado (12), será a vez das provas de 500m, e no domingo (13), encerramento com as disputas de 200m, das 9h às 16h. A competição será transmitida ao vivo pelo canal da CBCa no YouTube.
COMENTÁRIOS