Obras Sociais Irmã Dulce são contempladas em edital social do Banco do Nordeste
Os recursos captados serão destinados a aquisição de equipamento para radioterapia

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) deram um passo significativo na luta contra o câncer ao serem contempladas em edital do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), promovido pelo Banco do Nordeste, em 2024. O investimento de R$ 3,3 milhões será destinado à aquisição de um novo acelerador linear, um equipamento de ponta utilizado nos tratamentos de radioterapia.
A iniciativa fortalecerá os serviços da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) Nossa Senhora de Fátima, que funciona em Salvador e faz parte do complexo de saúde 100% gratuito mantido pela OSID. Com o novo equipamento, a Unacon prevê o aumento de 2 mil para 3 mil atendimentos mensais em radioterapia, contribuindo para a redução das filas de espera por esse tratamento no estado.
O Banco do Nordeste destina recursos oriundos de incentivos fiscais para execução de projetos executados na sua área básica de atuação em favor da saúde pública relativos aos programas Pronon e Pronas/PCD, atendendo assim, simultaneamente, sua missão de desenvolvimento regional no âmbito social.
O edital social 2024 contemplou entidades e organizações privadas sem fins lucrativos, que contribuam com a saúde pública, sediadas ou com filiais na área de atuação do Banco do Nordeste (região Nordeste, parte de Minas Gerais e do Espírito Santo). A chamada pública visava apoio financeiro a projetos sociais no âmbito dos programas Pronon e Pronas/PCD previamente aprovados pelo Ministério da Saúde e atingiu o valor recorde de R$ 25 milhões.
Para o superintendente estadual do Banco do Nordeste na Bahia, Pedro Lima Neto, a parceria reforça o compromisso do BNB com o desenvolvimento social da região: “Para o Banco do Nordeste, apoiar as Obras Sociais Irmã Dulce vai muito além de um investimento financeiro, é uma ação de compromisso com a vida, com a saúde pública e com o desenvolvimento humano da nossa região. Essa parceria reforça nosso papel como instituição de fomento que também se preocupa com o bem-estar da população. Estamos orgulhosos em contribuir para a ampliação do acesso a um tratamento oncológico de qualidade e a salvar vidas”, destaca o executivo.
A expectativa é que cerca de 19 mil atendimentos sejam realizados ao longo de dois anos, beneficiando pacientes de diversas regiões da Bahia que buscam tratamento na Unacon, referência no cuidado oncológico. De acordo com a superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, Maria Rita Pontes, “a aquisição desse novo acelerador linear permitirá a ampliação do acolhimento prestado ao paciente oncológico, possibilitando que mais pessoas tenham acesso a um tratamento moderno, humanizado e gratuito, promovendo assim a esperança e a cura, principalmente a quem mais precisa”, ressalta a gestora.
COMENTÁRIOS